Transferência Eletrônica de Fundos

TEF ou Transferência Eletrônica de Fundos é o “nome genérico” dado às operações online efetuadas com cartão de crédito ou débito automático em conta corrente cujo comprovante financeiro da transação deve ser impresso somente no ECF (Emissor de Cupom Fiscal, que nada mais é do que a impressora fiscal).

A medida provisória que em 1997 estabeleceu a obrigatoriedade do comércio varejista utilizar Emissores de Cupom Fiscal (ECF), também determinou que quando as vendas fossem pagas por Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) com cartão de crédito ou de débito, as transações financeiras correspondentes teriam que ser realizadas através do próprio ECF e não com a utilização de POS de balcão.

A partir do uso de ECF pelas empresas, a emissão do comprovante de pagamento de operação ou prestação efetuado com cartão de crédito ou débito automático em conta corrente somente poderá ser feita por meio de ECF, devendo o comprovante estar vinculado ao documento fiscal emitido na operação ou prestação respectiva (Convênio ECF 5/99).

A CAD-S Informática empresa do mesmo grupo da Expansiva®, trabalha com uma modalidade de TEF que é chamada de TEF Dedicada. A seguir veja uma breve descrição desta modalidade.

 

TEF Dedicado

Sistema que utiliza um computador geralmente denominado Servidor TEF ou Concentrador TEF, ligado a uma rede local de comunicações onde estão interligados os terminais PDV (Ponto-de-Venda).

O Servidor TEF é interligado com as Autorizadoras através de uma linha de comunicação exclusiva para a prestação deste serviço e em geral compartilhada para o roteamento de todos os serviços de cartão e consultas existentes na loja, chamada de “Linha Dedicada”.

Conheça o TEFServer, a solução da CAD-S Informática para ajudar as administradoras de cartões no gerenciamento da comunicação entre o TEF e Autorizadores.

Clique aqui